quarta-feira, maio 09, 2012

Rei Davi - a série que conquistou o Brasil

       Passado quase uma semana que a mini série Rei Davi terminou, gostaria de falar um pouco da impressão que ficou em mim depois de 29 capítulos ou  3 meses como uma expectadora assídua. Não nego que fiquei viciada que não conseguia nem pensar em perder um capítulo, em casa assistia e gravava, já aqui em Natal continuei assistindo e dizendo pro meu filho gravar em Macapá.
       A Record já havia feito duas séries baseadas na Bíblia, Esther e Sansão, assisti ambas e foram bonitas, mas não sei dizer o que havia nesta série do Rei Davi. Ela foi muito bem feita, cenários lindos, figurinos bonitos, elenco afiadíssimo, a produção foi caprichada, a história muito bem adaptada, apesar de algumas passagens terem ficado de fora, o resultado foi sensacional.
       A minha filha me perguntou porque eu gostava tanto do Davi, parei para raciocinar sobre a pergunta e não  é difícil responder. A história de Davi é uma das mais bonitas da Bíblia, ele foi muito amado por Deus, era um homem temente ao Senhor, destemido, sábio, inteligente e apesar de todas as virtudes, pecou ao tomar Bateseba como mulher e enviado o marido dela para a morte.Pecou, se arrependeu, pediu perdão, foi perdoado mas não deixou de pagar pelo pecado que cometeu. E aí está o segredo porque essa história fez o Brasil se apaixonar por Davi, pois ele era gente como a gente ou seja também cometeu erros como nós também cometemos, mostrando que como ele nós podemos nos redimir e superar as nossas falhas. Quando comecei a assistir, eu peguei a minha bíblia e fui reler a história. Eu me emocionei muito com a série Rei Davi, a minha família toda também acompanhou, meus filhos e meu marido, foi para mim muito difícil assistir o último capítulo, me senti órfã.
        Mas não posso deixar de fazer uma crítica em relação a Record, com um tesouro destes nas mãos não  soube aproveitar. Colocou a série para passar muito tarde, talvez com medo do ibope ou de ousar. Deveria ter jogado no horário nobre que a audiência ia ser maior ainda, a mini série era para ser para toda a família, pois as crianças adoraram Davi mas por passar tão tarde impossibilitou que elas acompanhassem, os meus filhos viram os capítulos que gravei mas conheço filhos de colegas meus que enquanto era horário de verão na região Norte dava para assistir mas quando o horário normalizou ficou muito difícil para as crianças acompanharem. Também vi o elenco em pouquíssimos programas da casa e nós ficávamos querendo conhecê-los um pouquinho mais pois tinha muitos rostos novos que estavam estreando em Rei Davi e também ouvir como estava sendo a experiência de estar nessa produção para os veteranos.
         Para finalizar esse post quero falar um pouquinho do elenco. Este grupo me surpreendeu por ter mesclado os estreantes e os veteranos mas sem perder a qualidade de interpretação. Parabenizo a todos mas gostaria de falar um pouquinho dos atores que me surpreenderam e que mais gostei. A minha lista começa com o ator que mais me surpreendeu: Iran Malfitano. Quando vi o General Abner, observei a beleza do personagem, um homem forte, guerreiro, destemido, ambicioso e não o tinha reconhecido, então para saber quem era o ator, fui na galeria dos personagens e qual não foi a minha surpresa quando vi que era o Iran. Claro que foi uma surpresa agradabilíssima, e não tenho a menor dúvida em dizer que foi o meu personagem preferido apesar de o General ter um caráter meio duvidoso mas o ator foi tão magistral que não tem como não reconhecer o excelente trabalho do Iran. Vale lembrar que nunca tinha visto o Iran Malfitano num papel marcante antes ou seja nunca deram um papel a altura deste rapaz e ele mostrou na pele do General Abner todo o seu potencial artístico. Foi apaixonante vê-lo na pele do General Abner.


 General Abner - IRAN MALFITANO

     Paulo Figueiredo, outro ex-global esquecido pela Vênus, mostrou como se constrói um personagem que devagar vai crescendo na história. O Aitofel foi um grande personagem deste ator magistral.

 Aitofel - PAULO FIGUEIREDO

     Marly Bueno em seu último papel como Ainoã, a primeira esposa de Davi. Mulher forte mas traiçoeira e não podia deixar de destacar a interpretação desta grande atriz que antes de partir nos deu este presente. Saudades Marly !
 Ainoã - MARLY BUENO

         Desde que soube que haveria essa adaptação do Rei Davi fiquei curiosa para ver como seria retratado o Joabe, que além de ser sobrinho de Davi, era seu mais fiel companheiro. Joabe amava muito Davi e João Vitti deu vida a este personagem com muita garra.

Joabe - JOÃO VITTI


     Claudio Fontana é um grande ator, reconhecido por vários papéis que carrega em seu currículo mas nem por isso deixou mais uma vez de fazer bonito como o  querido Jônatas, filho de Saul e melhor amigo de Davi. Ele fez um grande guerreiro com um toque de sensibilidade tão bonito quando demonstrava seu amor pelos seus. A cena de sua morte foi marcante.
 Jonatas - CLAUDIO FONTANA

        Maria Ribeiro é uma atriz afiadíssima pois sua bagagem de teatro é muito grande. A Mical foi uma vilã que não consegui sentir raiva, pode? Pode sim, porque a Maria fez ela ter umas nuances que eu a via como uma sobrevivente, só que ela foi pelo lado errado, querendo conseguir as coisas trapaceando, chantageando ou seja desonestamente. Eu gostava de vê-la em cena e sempre me dizia:"Essa Mical é uma peste mesmo!" rsrsrsrsrs.  A Mical também foi uma das minhas preferidas e graças a Maria Ribeiro que deu o tom certo para a personagem.
 Mical - MARIA RIBEIRO

      Ah, falar de Leonardo Brício para mim é muito fácil pois sou fã dele de carteirinha. Acredito que deva ter sido muito difícil fazer o Rei Davi porque nele tudo era muito intenso. Davi era tudo demais, ele se entregava completamente em suas emoções, então traduzir esse turbilhão de um homem que viveu há milhares de anos atrás deve ter sido uma experiência incrível fora a pressão que ele deve ter sofrido por ser o protagonista de uma história forte como a do Rei Davi. Léo tenho certeza que você nunca esquecerá deste trabalho como você será para nós a personificação do Rei Davi.

 Rei Davi - LEONARDO BRÍCIO

          Agora vou abrir um parágrafo especial para esta moça : Renata Dominguez. Eu não conhecia o trabalho desta atriz, li em algum lugar que faziam comentários maldosos e vejo mais como invejosos dela por ser namorada do Diretor da série (eles não estão mais juntos). Mas Renata não ligou para isto, arregaçou as mangas e nos presenteou com uma Bateseba  para desmistificar a que está descrita na Bíblia - a adúltera. Bateseba errou , pecou, pagou mas depois foi abençoada por Deus com a gravidez de Salomão. Foi uma grande mulher e quem acompanhou a série pode confirmar o que estou falando. Ficou ao lado de Davi até a morte, foi um verdadeiro grande AMOR! Renata, parabéns pelo trabalho e você conquistou uma fã e uma estrela quando é estrela brilha mesmo e que a sua brilhe cada vez mais.

 Bateseba - RENATA DOMINGUEZ

      Outro vilão que se destacou foi o Ziba, vivido pelo Thierry Figueira. Me lembro dele novinho fazendo a novela Cara ou Coroa. Já faz tempo né? Mas de lá para esse papel na série muitos anos se passaram e Thierry mostrou como esta amadurecido como ator, o Ziba vou te contar, atazanou um monte de gente.

 Ziba - THIERRY FIGUEIRA

          E finalizando, a revelação da mini série o Leandro Léo que fez o papel de Davi mais novo. Além de ator, ele também é músico e cantava as músicas na série. Compôs um Davi na juventude com uma sensibilidade ímpar. 
Rei Davi jovem - Leandro Léo

       Essas fotos lindas dos atores usei do site do Rei Davi e essas considerações são minhas opiniões como telespectadora, sou bombeira e não critica de televisão. Um beijo a todos e já estou no aguardo de "A História de José".
           

3 comentários:

  1. Querida, foi um imenso prazer ler seu comentário maravilhoso sobre a série rei Davi, principalmente seus elogios mais que abalizados e inteligentes sobre o ator Iran Malfitano que definitivamente mostrou todo seu talento e presença cênica, o general Abner foi o MELHOR sem dúvida, de toda série, juntamente com Gracindo Jr. Parabéns pelo teu reconhecimento e criticas maravilhosas, telesptadores assim como vc é que fazem a diferença!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário mas me achei na obrigação de fazer esse elogio a série e principalmente ao Iran Malfitano que foi o destaque, esta série devia servir de exemplo para que fosse feito mais programas de qualidade na tv aberta.

      Excluir
  2. Prima adorei esse belo resumo que vc fez sobre a séria rei Davi,ficou o MÁXIMO.
    Passei a acompanhar os capítulos por sua causa lembra disso?
    ADOREI REI DAVI,foi uma das melhores mini séries que já assisti na tv.

    ResponderExcluir