sexta-feira, maio 06, 2011

Hoje é Aniversário do Senador CAPI!

          Hoje é dia do Senador João Alberto Rodigues Capiberibe, um líder Político Amapaense, um ícone, um político extremamente comprometido com o estado do Amapá e uma pessoa que admiro muito e vou contar um encontro que tive com ele há muitos anos atrás.....talvez ele não lembre mas eu nunca esqueci e ali naquele dia ele ganhou uma admiradora, uma fã e uma eleitora.
          Eu vim pro Amapá em 1989, e quando cheguei o prefeito da Capital era o Senador Capiberibe, me lembro que o comentário era que ele tinha pego uma gestão anterior fraudulenta mas os macapaenses tinham esperança que ele pudesse devolver o título de cidade jóia da Amazônia a Macapá.
          Era uma tarde no ano de 1991, eu estava no bairro do Laguinho na Gen Rondon, em um escritório onde eu trabalhava como recepcionista e vi uma movimentação na rua mas não dei muita importância e fui observar da porta o que estava acontecendo.Quando eu sai da sala dei de cara com quem? Com ele, o Capi bem na minha frente! Confesso que fiquei estática, ele estendeu a mão me cumprimentou, perguntou meu nome, como estava e olhando a minha camiseta traduziu um trecho de um poema de Pablo Neruda chamado Las palomas que ele me explicou ser pombas em espanhol. Depois que conheci a história do Capi entendi pq o poema chamou-lhe a atenção pq era de Pablo Neruda um grande poeta nascido no Chile, país onde Capi e Janete foram no exílio.  Depois dele me falar um pouco sobre o poeta Pablo Neruda, acredito que ele deve ter até o conhecido, se despediu e continuou andando pelas ruas do laguinho cumprimentando, abraçando o povo que ia ao seu encontro. Eu fiquei observando que ele cumprimentava as pessoas diretamente sem assessor pelo meio e só tinha um homem que o acompanhava tipo um segurança mas era tão discreto que não dava nem pra notar.Eu fiquei impressionada porque eu nunca tinha visto nem imaginava que um político podia sair de seu pedestal e estar lá no meio do povo, como um igual, isso realmente me impressionou! Eu na minha terra juventude, que acompanhei a ditadura militar e acreditava numa esquerda socialista, também passei a acreditar na construção da história de Capi para governador e em 1994, na minha primeira eleição para governador, meu voto foi dele e comemorei demais essa vitória, a reeleição e as duas vitórias pro Senado.E votei também quando ele concorreu ao Governo no segundo mandato do WG, que infelizmente não deu. Eu tive oportunidades de conversar com o Capi e Janete durante o governo mas nunca lhe contei essa história, como já disse talvez ele não lembre mas eu sim e aquele comportamento popular eu sempre procuro observar em todos os candidatos quando vou votar.
       É por isso que hoje nesta data especial, eu desejo a esse grande Político Amapaense que um dia me ensinou em um momento que o político precisa sim estar ao lado do povo principalmente num aperto de mão, em um abraço, coisa que muitos não fazem, toda a felicidade, saúde, prosperidade, muitos anos de vida e muito sucesso........pois os grandes exemplos são os que merecem ser seguidos! Em breve teremos mais um Senador representando nosso estado, vai ser devolvido o mandato a quem sempre foi o preferido pelo povo do Amapá! Parabéns Senador Capibeirbe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário