quinta-feira, maio 19, 2011

A LEITURA É UMA DELÍCIA!

     Essa semana a Revista VEJA me surpreendeu de uma forma extremamente positiva com uma reportagem sobre a juventude que está redescobrindo o prazer de ler.Um dos fatos segundo a reportagem é o estrondoso sucesso de harry Potter e Crepúsculo que tem torcido o nariz dos críticos mas são devorados pelos jovens!
     Convenhamos que não são um ÁS da literatura,mas não se pode exigir que se começe lendo livros intelectualmente complexos e confesso sou uma leitora voraz mas tb os acho um pote!Gosto de leituras leves, gostosas e às vezes até das que não são chamadas de cultas oras mas é bom de vez em quando uma cultura inútil!
     Independente do que está incentivando esse fenômenode resgate do gosto pela leitura pela juventude, essa nova safra de leitores a procurar os livros, esse fenômeno é bem vindo, é muito gostoso pegar um livro e viajar nas asas da imaginação.....Ainda mais em um país sem tradição na leitura e que não existem incentivos a leitura pois os primeiros livros na escola são Machados de Assis, que fala sério é uma leitura CHATA! Se eu dependesse de me interessar pela literatura por esses livros eu tinha corrido.....Eu não gosto de Machado de Assis, nunca gostei e não me interesso em gostar, não sei se porque me obrigaram a ler e acho a linguagem muito chata. Não adianta os defensores de Machado de Assis quererem me excomungar, escritor preferido é gosto particular, portanto tenho direito de gostar deste ou daquele....Não estou diminuindo a importância de Machado de Assis mas não gosto e pronto...Não vou ficar babando ovo com medo de não ser intelectual ou culturalmente interessante.....gosto é particular.

       Desde muito pequena eu sempre gostei de ler, não foi incentivo de ninguém eu já nasci assim.....Eu andava com livros de histórias infantis debaixo do braço para cima e para baixo e mesmo sem saber ler pedia para lerem pra mim eu prestava atenção e depois repetia tudinho.Quando aprendi a ler dei meu grito de independência e passei a devorar os livros infantis.O primeiro livro que me encantou de verdade foi "Alexandre e outros herois" de Graciliano Ramos,pensa num livro gostoso,me apaixonei.Depois minha mãe me emprestou:"Capitães de Areia" de Jorge Amado por que era ela sócia do "Círculo do Livro" e eu sempre tinha algo pra ler e meu amor pela leitura foi num crescendo.....
       O meu marido diz que é bobagem comprar livros, basta baixar pela net e ler no PC mas não é a mesma coisa, o gostoso é pegar o livro, levá-lo para onde você for, folhear, o cheirinho das páginas novas, ler se emocionar e poder voltar, marcar as páginas virando o cantinho da página, essas coisas que só quem ama ler e gosta de um bom livro sabe que é prazeroso.
        Eu sou bem eclética nos meus gostos, vou de "E o vento levou..." a "O Exorcista", De Dan Brown a Jorge Amado e Graciliano Ramos, de Paulo Coelho ao livro da Bíblia (é eu já li toda a Bíblia), de Cony a Sidney Sheldon, de Harold Robbins a livros espíritas..... e tantos que o espaço é pequeno.Eu amo ler é um exercício mental maravilhoso.
        O meu filho já gritou "Não gosto de ler!" de frente e olha que não é falta de incentivo porque eu sempre tô com livro ou alguma revista na mão, mostro reportagens interessantes, comprei a saga completa do Harry Potter e do Crepúsculo pra ele e nem thum, quem leu os livros fui eu hahahahahahahaha.Já a minha garotinha, lembra todo o meu jeito quando tinha 4 anos, vive com os livrinhos infantis embaixo do braço, conta uma história que é uma beleza e pega os meus livros,ontem ela tava me pedindo o livro do Chico Xavier porque ela queria ler, eu dei para ela folear e só pedi para ela ter cuidado para não rasgar que quando ela crescer e aprender a ler os meus livros serão dela.Ela fica empolgadíssima e diz que adora ler, pelo menos parece que vai puxar pra mim nesse aspecto.
       Eu não compro livros em livrarias porque os preços praticados aqui em Macapá são abusivos, eu sempre compro pela net que é muito mais barato e tem frete grátis ou senão pela AVON, é há uma lista de livros interessantes nos catálogos e já comprei também e chegou direitinho.Muitas pessoas inclusive me perguntam se o nome da minha filha Ágatha é por causa da Christie, não é somente uma feliz coincidência pois a considero a grande dama do suspense policial.
        Nas minhas férias li um livro que ouvi falar muito mas não tinha lido ainda e me emocionou muito foi "A Cabana", inclusive emprestei para um amigo que também amou a estória. O livro que estou lendo agora é um bem interessante que comprei nas minhas férias no Rio de Janeiro nas Americanas, com preços ótimos trouxe na bagagem um bocado de livros, e o meu atual é "A História" da editora sextante que é a Bíblia contada como uma só história do começo ao fim, é muito interessante, com uma linguagem atual, respeitando a cronologia e começa com a criação do mundo e vai até o último livro Apocalipse.O que está já na espera assim que acabr este é o 1808 de Laurentino Gomes e estou esperando uma promoção para adquirir o 1822, as críticas a estas obras são muito boas e quero conferir.
      Enfim se você gosta de ler, oba sabe o quanto é maravilhoso viajar sem sair do lugar e nenhum filme substitui um bom livro, a estória escrita em um livro sempre é melhor e geralmente quando repassada para as telonas é decepcionante porque a magia some.....e se você nunca gostou de ler porque acha um saco, nunca é tarde para começar e você vai rever seus conceitos e descobrir que a leitura é maravilhosa!

" Uma boa estória faz você viajar por caminhos que talvez você nem saiba que existiam mas que sempre estiveram ali esperando por voce!"  Um beijo em seu coração e vamos a LEITURA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário