quarta-feira, outubro 26, 2011

ÚLTIMO MÓDULO DOS CURSOS DA SENASP

                Na semana passada participamos do último módulo dos Cursos Ministrados para a atualização dos agentes de segurança pública referentes a saúde psicólogica de nossos servidores. Participei do módulo anterior e deste que ocorreu do dia 17 a 21 de Outubro. No referido o tema foram os Transtornos de Personalidade e os Transtornos de Humor. O aprendizado foi muito dinâmico e proveitoso pois para ilustrar as lições nos foram apresentados dois filmes: Mr. Jones e Garota Interrompida.
                O Mr. Jones estrelado pelo belíssimo e talentoso Richrd Gere (Uma Linda Mulher) mostra-nos uma pessoa que é acometida pelo Transtorno Bipolar.O ator se despe de toda a sua vaidade e transborda de sensibilidade no papel que considero ter sido muito difícil de fazer e deve tê-lo levado a fundo na doença. O filme Garota Interrompida, quase todos já assistiram pois deu o oscar de melhor atriz coadjuvante para Angelina Jolie (Mr e Mrs Smith) pois ela ofuscou a atriz principal do filme que era a Wynona Ryder (Drácula de Bram Strocker) e tratava de uma paciente (Wynona) que se interna por ter tentado um suicídio e é diagnosticada com o Transtorno de Borderline.Os filmes são ótimos e foram incluídos no aprendizado para facilitar o reconhecimento dos sintomas dos transtornos. Claro que o curso não tem como objetivo formar ninguém psicólogo, ele é uma atualização para quem já atua na área (os psicossociais das instituições de segurança) e também para nos transformar em multiplicadores do conhecimento e na atuação em conjunto com as nossas psicólogas no descobrimento de companheiros com problemas em nossas tropas e que precisam de ajuda, o que vem se tornando mais comum do que se imagina.
                O nosso facilitador foi o Mateus Brito, que trabalha no CAPS AD e é especialista nesta área. O curso foi bem aproveitado pela turma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário