quinta-feira, abril 15, 2010

TE AMO MEU AMAPÁ QUERIDO !


O Amapá é um Estado novo em relação ao restante dos estados de nosso país. Nossa emancipação deu-se em 1988 com a Constituição Federal, antes éramos somente território. Por sermos recentes, estamos ainda em desenvolvimento e comparações não podem e nem devem ser feitas de nosso estado com outros, pois cada um tem suas particularidades, seus defeitos e suas qualidades. Nós temos o famoso município do Oiapoque já cantado por samba enredo da escola Beija – flor, inclusive a mesma foi vencedora do carnaval de 1988 usando como enredo o nosso Estado e suas belezas naturais. Nós somos o estado mais preservado do Brasil, temos o beija-flor brilho de fogo (só existe aqui), o Amapá já foi o maior exportador de manganês do mundo (a Icomi acabou com as nossas reservas) e é a única Capital da região amazônica banhada pelo rio amazonas, lindo e majestoso.
Eu não sou amapaense, como muitos que moram aqui. Temos pessoas de todo o país vivendo aqui, temos gaúchos, paranaenses, catarinenses, cariocas, mineiros, paulistas, capixabas, nordestinos, mato grossenses, GOIANOS e nortistas, temos inclusive moradores de outras nacionalidades aqui como peruanos, chilenos e outros..... Porque esta miscelânea de pessoas? Porque o Amapá é um estado de oportunidades e tem um povo extremamente hospitaleiro e acolhedor. Quando você chega aqui, você já se sente filho da terra.
Eu nasci no Pará e lá vivi até meus 5 anos quando mudamos (minha família) para o Rio de Janeiro.  Minha infância e adolescência vivi no Rio, estudei no querido Colégio Pedro II no bairro Humaitá, onde tive momentos de muitas alegrias e amizades que duram até hoje.  Aos 18 anos vim para o Amapá. Quando aqui cheguei foi uma mudança muito grande porque uma metrópole como o Rio tem uma dinâmica completamente diferente de um recém estado.  Teve o concurso para o Bombeiro, esta foi sempre uma profissão que admirei e quis ser, acho que foi influência do quartel que tem lá no Humaitá e era perto do CPII, passei e sou a exatos 16 anos Bombeiro feminino e há 20 (que serão completados em julho) anos vivo neste estado que amo de todo o meu coração: o Amapá. Sempre digo que sou Paraense de nascimento, Carioca de formação e Amapaense de coração. No Amapá construí minha história profissional, minha família e tenho dois filhos maravilhosos que aqui nasceram.
Vocês devem estar me perguntando o porquê deste texto e vou explicar. Inclusive porque coloquei a palavra GOIANOS em destaque. No dia 07 de abril, um jornalista goiano, pelo fato de nosso time São José representante do Amapá em um torneio de futebol, se não me engano na série C ter levado um chocolate de um time de Goiás, é bom lembrar que não temos tradição em futebol, se achou no direito de achincalhar o nosso estado. A Constituição federal nos dá liberdade de expressão, mas não nos dá o direito de desrespeitar toda uma população. A liberdade de imprensa é para nos trazer informações verdadeiras e esclarecimentos, ser usada com ética e seriedade, quando um profissional de imprensa usa o seu poder através da escrita para ofender... realmente perdeu uma grande chance de ficar calado. O jornalista em questão, escreveu que o Amapá não existe, é a terra do nunca, que ele não conhece ninguém que nasceu aqui, que não temos ninguém famoso (o Jader que ganhou a medalha de ouro no Pan americano no revezamento é amapaense) que aqui nem corrupção existe porque o Amapá não existe. Falou da linha imaginária do equador, se alguém já viu? Claro que não, porque fica no Amapá e o mesmo não existe. Dá vontade de mandar uma criatura desta pra lua, pra não dizer outro lugar... Mas é triste e lamentável a pessoa escrever um texto para diminuir um estado e todo o seu povo. Eu não vou falar de Goiás, porque o povo goiano não tem nada a ver com Isto e tenho certeza que tem suas belezas e tem problemas como qualquer estado brasileiro. Também ele não pode comparar o nosso estado com o dele que tem uma infra estrutura muito maior que a nossa, mas também não dá o direito de este jornalista desmoralizar com a gente.  Eu conheço pessoas que moram em Goiás e são de uma dignidade ímpar, fora os que moram aqui e ralam pra caramba e ajudam no crescimento de nosso estado.  Todos aqui no Amapá estão revoltados com esta história e ele ainda veio falar que escreveu uma crônica, é abstrato, já falou que ia matar os pinches, mas nunca o fez... ainda nos comparou com cachorros. E o texto dele foi um plágio descarado de Mainardi, nem criatividade para escrever um texto próprio o cara tem.  Espero que as pessoas não levem em consideração as abobrinhas que foram escritas sobre o Amapá, pois o nosso estado é lindo e temos muitas belezas naturais para serem exploradas. 
Amapá o estado mais preservado da região Amazônica!  Te amo Amapá.


Um comentário:

  1. Adoorooo! Você nocauteou com luvas de pelica o "tal" do GOIANO.
    Eu também sou paraense, mas 'amodoro' o Amapá e suas peculiaridades. Também estou escrevendo um blog sobre esse Estado do meu coração. Amo tanto que escrevo Estado do meu coração com duplo sentido.
    lucymarferreira@hotmail.com

    ResponderExcluir