quinta-feira, janeiro 14, 2010

HAITI - UMA TRAGÉDIA IMENSURÁVEL.....

     Foi em estado de perplexidade que vi ontem pelo noticiário a desgraça que caiu sobre o povo Haitiano. Mais uma vez a Natureza mostra a sua força e nos deixa frente a frente de quão frágil é nossa existência. Foi um tremor de 7º na escala richter que durou 25 segundos e fez todo o estrago. O povo está dormindo na rua com medo de novos tremores, até a casa do presidente Haitiano desmoronou....... E as perdas humanas...... foram grandes perdas, entre elas a de nossa querida Zilda Arns, presidente da pastoral da criança que iniciou um trabalho belíssimo a muitos anos atrás e que continua até hj e continuará com certeza. Um mulher sempre preocupada com o próximo, com os mais humildes e carentes, com as crianças, enfim com o mundo. Ela sim sempre mereceu o Nobel da Paz e deram para o Barack...... que mundo incrivelmente injusto. Me emocionei com todos os depoimentos e m relação a ela, de suas irmãs, irmão, sobrinhos e conhecidos mas um em especial me encheu os olhos d'água, o de seu filho que disse que mesmo que sua mãe soubesse que ela iria morrer nesta missão no Haiti ela não teria deixado de ir pois ela estava fazendo o que gostava: ajudar o próximo. Que exemplo de mulher, ser humano, de fé em Deus e amor ao próximo. Tenho certeza que Deus a recebeu de braços abertos e uma caloroso abraço por tudo que fez em sua vida levando o nome de nosso Criador.
           Também não posso deixar de escrever sobre nossos valorosos militares do Exército Brasileiro. Que orgulho Pátria deves ter destes valorosos homens!!!! Deixaram mãe, pai, irmãos, irmãs, esposas, filhos para irem a um país estrangeiro, ajudar a um povo estrangeiro que precisavam deste apoio internacional. Nossos militares são tidos como os gente boa pelo povo haitiano, que carinho por esta tropa. No momento em que estavam preparados para o retornno, rever os entes queridos eis que o destino interrompe este encontro. Quem não voltou, teve a vida ceifada ou teve que ficar para prestar ajuda a um povo tão castigado pelas mazelas históricas.
         Hoje li que um pastor americano disse que o terremoto no Haiti foi consequência de um pacto com o " Diabo" e por isto este país seria " amaldiçoado ". Eu fico passada ao ler este tipo de abobrinha. Estes homens que se dizem de Deus, em vez de conclamar a todos para orarem por nossos irmãos que perderam a vida e por suas família, parecem menosprezar a nossa inteligência. Foi assim no caso do teto que desabou da Igreja Renascer em São Paulo, onde morreram centenas de pessoas no culto que ali se realizava. Foi dito que o teto desaboou porque Deus que quis, e  o mesmo no Haiti. Parece que Deus fica arquitetando maldades para fazer com o homem, me poupem. Deus vai fazer o teto de um templo desabar onde as pessoas estão de joelhos orando por Ele? Deus vai massacrar uma poulaçã miserável por que Ele está querendo fazer uma maldadezinha? Que que é isto? O teto caiu por falta de manutenção e irresponsabilidade dos responsáveis pelo templo. O Haiti, infelizmente por ser um país paupérrimo, não tem infraestrutura para aguentar a pancada de um terremoto, pois suas construções são humildes e precárias. O homem tem que começar a assumir as suas responsbilidades e deixar de culpar a Deus por todas as desgraças humanas. Eu só peço que Deus acolha nossos irmãos que se foram neste desastre e dê consolo ao coração das famílias que estão em desalento neste momento de imensa dor. Que Deus nos abençoe a todos. Amém.

2 comentários:

  1. Só para lembrar: No acidente da Igreja não morreram CENTENAS, mas NOVE pessoas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela cooperação mas centenas de pessoas ficaram machucadas no episódio da igreja, isto não diminui a responsabilidade dos que deviam ter respeitado a obra que já havia sido condenada mas nada foi feito até que a mesma desabasse!!!!!

    ResponderExcluir